22.7.05

#21

(um momento "querido diário". contemplação. prometi evitar, mas não prometi não fazê-lo)
O que teriam em comum o Japão e a Espanha? Bem, primeiramente os dois países parecem ter uma forte ligação com o sol. O Japão, sendo a terra do sol nascente, e a Espanha, que já teve como slogan turístico "Todo bajo el sol" -- tudo em baixo do sol. Outra coisa que os dois tem em comum sou eu. E meus irmãos. Somos de uma rara (talvez nem tão rara assim, mas no momento não me lembro de ninguém mais proveniente desta combinação) mistura nipo-hispânica, provocada pelo encontro universitário de meu pai e minha mãe. Além de ser minha origem, há ainda outra ligação -- os dois podem estar em meu futuro. Como assim?
Não é de hoje que tenho duas idéias que martelam fortemente meu casco cerebral -- ir para a Espanha e morar alguns meses na Andaluzia, terra aonde meu avô nasceu; e passar alguns meses trabalhando no Japão, aquelas ilhas de onde vieram todo o meu sangue materno. A primeira idéia seria mais por diversão, sendo que para tanto teria que arrumar trabalho e me virar por lá... Já a segunda seria mais por trabalho, mas óbvio que estando por lá aproveito e me divirto também... Afinal de contas, um homem não podem viver apenas de colecionar iens. O bônus seria, além da viagem a aventura em si, o aprendizado de uma nova língua, a convivência com uma nova cultura... Enfim, temos muitos prós, obviamente. Os contras? Basicamente ter que por aquela vírgula na minha vida, aquele intervalo entre tudo o que está acontecendo agora e tudo que acontecerá depois. Isso inclue família, namorada, trabalho, faculdade, amigos... Já fiz essa vírgula antes, que aliás foi bem longa, e mais pareceu um ponto final em certos momentos. Não sei se devo fazer de novo.
Estou então naquele momento de decisão. Aquela bifurcação que todos encontram na vida. Robert Frost, em um famoso verso diz que devemos tomar a estrada menos percorrida, algo que virou clichê hoje em dia. Aqui, isso não serve -- as duas estradas me parecem igualmente percorridas, e a única questão é qual me encanta mais? Isso ainda está para ser visto... Mas acho que poucos meses me daram essa resposta. A proverbial "janela de oportunidade", como define o termo em inglês, está se fechando, e logo minha vida tomará a decisão por mim. Espero, ansiosamente, pelo desfecho. Quem sabe isso não rende outro blog?